OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (1º

POLÍTICA
Spread the love

COMPETIÇÃO SAUDÁVEL

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (1º) começa por Cabo Frio. Conforme havíamos antecipado na última semana, a prefeita Magdala Furtado (PL) teve uma agenda com o deputado estadual Dr Serginho (PL). Ele tinha dito que assim que voltasse de viagem iria se reunir com ela. Dito e feito. A conversa foi tipo ‘olho no olho’ e ele fez questão de deixar bem claro que seu gabinete e mandato estão à disposição da cidade. Serginho contou que o objetivo é fazer uma competição saudável, ou seja, quanto mais entrega, melhor, “e quem ganha é a cidade”. Falou ainda que o que Magdala precisar em termos de articulação junto ao governo do Estado, pode contar com ele. “Campanha é no ano que vem”. Também confessou sobre o sentimento de alívio em ter feito essa conversa com a prefeita cabo-friense e “deixar bem claro pra toda a sociedade de Cabo Frio que ele não vai fazer nenhum movimento político para atrapalhá-la”. E disse mais, que o direito dela vir candidata em 2024 é legítimo. Segundo Serginho, “o foco é fazer Cabo Frio melhorar e avançar”, por isso é importante que os dois estejam juntos. Logo depois da reunião, Serginho pegou a estrada, rumo à Alerj.https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=476&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fdrserginhooficial%2Fvideos%2F644020164460870%2F&show_text=false&width=267&t=0

‘ELEIÇÃO É SÓ ANO QUE VEM’

Ainda no encontro entre prefeita e deputado cabo-frienses, Magdala Furtado avaliou como “muito bom” e é exatamente isso que ela quer: conversar com todo mundo. “A eleição é o ano que vem. Até lá, quem quiser chegar para ajudar será muito bem vindo”. Por outro lado, parte da repercussão dessa agenda não agradou e que já teve quem a questionasse se ela “estava com Serginho de novo”. Magdala revelou que “está cansada desse negócio que, uma hora, ela é de Serginho, outra hora, ela é do Rui, outra hora, ela é do Miguel, outra hora ela é do Aquiles”. Reafirmou que não é de ninguém e que nenhuma pessoa vai impedi-la de “fazer um bom trabalho pela população, de cuidar das pessoas de Cabo Frio”. Inclusive disse que já até marcou agenda com o ex-prefeito Alair Corrêa (PMB) e que também quer interagir com outros prefeitos da Região dos Lagos “para somar”. No mais, reforçou que o encontro foi importante “para desfazer os mal-entendidos”.

PLANEJAMENTO DE GOVERNO

Por falar em Magdala, a prefeita se reuniu com o secretariado no auditório da Prefeitura na tarde desta terça-feira (1º). O objetivou foi ouvir as propostas de cada um para o governo. “Estou animada com tudo que ouvi. Senti que nossa equipe está muito alinhada e comprometida a desenvolver a nossa cidade ainda mais. Tenho certeza que virão muitas novidades e melhorias no próximo 18 meses”, declarou Magdala. Em duas semanas, a mulher mostrou que chegou chegando, viu?

NOVO VEREADOR NA CASA

A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou, nesta terça-feira (1º), a sessão de abertura do 6º Período da Legislatura 2023/2024. A solenidade marcou a retomada dos trabalhos legislativos após o recesso parlamentar e a posse do ex-Controlador-Geral do município Luiz Cláudio Gama (CID) como vereador suplente. Ele ocupa a cadeira deixada pelo atual secretário de Governo, Ruy França, que também participou da solenidade. Após a assinatura do termo de posse, Luiz Cláudio utilizou a tribuna pela primeira vez como parlamentar. “Trago comigo a experiência da gestão pública, o olhar do professor que sabe a importância da educação para o futuro, e do advogado que busca a justiça e a igualdade para todos. Ao longo da minha carreira, aprendi a importância da gestão pública eficiente e da correta aplicação dos recursos públicos. Este será o alicerce do meu trabalho como vereador”, disse. Na mesma sessão da Câmara, por meio de ofício, a prefeita Magdala Furtado oficializou Léo Mendes (DC) como líder do governo na casa, conforme a gente já havia adiantado na coluna.

APROVADOS EM CONCURSO

Logo depois da sessão da Câmara desta terça-feira (1º), o chefe do Legislativo municipal, Miguel Alencar (UNIÃO), recebeu representantes da Comissão dos Aprovados no Concurso de 2020. A principal solicitação é a convocação dos guardas marítimos e ambientais. Os profissionais apresentaram dados que refletem a necessidade do setor. “A partir disso, vamos solicitar uma reunião com o Executivo para alinharmos essa situação”, se comprometeu Miguel. Aliás, esse assunto deve ser tratado pelo vereador na próxima edição do RC Cast, nesta quinta-feira (3), a partir das 17h.

PEÇANHA DE SAÍDA

Diário Oficial de Cabo Frio oficializou a exoneração, a pedido, de Rafael Peçanha da secretaria adjunta de Ciência e Tecnologia. A publicação tem efeitos a contar a partir de 20 de julho, ainda na semana em que morreu o ex-prefeito José Bonifácio (PDT), que nomeou Peçanha para o cargo em 2021. No lugar do ex-vereador, entra Wellington Fernandes. Lá atrás, antes do começo oficial do governo Magdala Furtado, começou a sair um monte de listagem dizendo que Rafael Peçanha seria secretário de Educação. Depois, ele chegou a dizer à coluna que não houve nenhum convite formal para tal. É mais uma teoria que cai por terra. Como Rafael já vem dizendo que é pré -candidato a prefeito e que o PT não abre mão da candidatura própria, podemos entender que não vai ter espaço para os dois dentro do mesmo governo.

COMUNICAÇÃO DEPENADA

Ainda em Cabo Frio, a coluna Boca Miúda ficou sabendo que o ex-secretário adjunto de Comunicação Marcos Azevedo deixou a Prefeitura levando até os cabos de rede da comunicação. Fontes afirmaram que ele levou os MDF’s todos da bancada dos jornalistas, levou computadores – alguns eram dele, aliás -, mas levou prateleira, cafeteira e até garrafa térmica que pertencia aos funcionários. Quem permaneceu na comunicação ficou horrorizado com a cena. Que situação, hein?

PROJETO AMBICIOSO

Se há alguns poucos anos, a advogada Margoth Cardoso até entrou com ação contra o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), o cenário agora é outro. Nesta terça-feira (1º), ao lado do marido, Márcio Cardoso, Drª Margoth apresentou ao chefe do Executivo e ao secretário de Planejamento iguabense, Eron Bezerra, o projeto de um ambicioso Polo Ambiental. “O próximo passo será apresentação para o INEA”, declarou Margoth. Promessa de campanha de quando foi candidata a prefeita, a ideia, na época era criar um local com tratamento de esgoto através de tecnologia ecológica; núcleo de estudos ambientais; horta orgânica; centro de logística; galpão para compostagem; centro de eventos; mercado municipal; e restaurantes. À coluna, Eron contou que a ideia do projeto é fantástica. “A gente está traçando parcerias com a Prolagos, eu já estive com ela na UFF. O Vantoil adorou o projeto. É um projeto que, ao primeiro olhar, parece utópico. Mas se a gente não acreditar nas coisas que parecem impossíveis para os outros, a gente não tem sentido de estar aqui. Aquilo que é impossível, a gente transforma em possível. Aquilo que é dificuldade, nós transformamos em desafios”, declarou Eron.

https://youtube.com/watch?v=9glZ_jrI6Xw%3Ffeature%3Doembed%26enablejsapi%3D1

COORDENADOR REGIONAL DO AVANTE

O secretário do Meio Ambiente de Iguaba Grande, Vinícius Lavalle, que foi o entrevistado do RC Cast desta terça-feira (1º), deu notícias bem relevantes sobre o setor e que devem levar mais benefícios à cidade em termos de turismo e repasses estaduais e federais. Mas, minutos antes de começar a entrevista, recebeu um telefonema que o deixou bastante animado: será o coordenador regional do Avante para 2024. Disse que não pretende se candidatar mas quer uma nominata forte para a verança em Iguaba. Voltando ao podcast desta terça, Lavalle contou que o município iguabense está prestes a conquistar a Bandeira Azul – certificado internacional que atesta qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança – com a Praia dos Ubás, aliás, seria a primeira praia lagunar a receber a distinção. Falou, ainda, sobre outros temas, como ICMS Ecológico e tratamento de esgoto – no qual a cidade lidera o ranking estadual. Confira na íntegra, no site do RC24h.https://www.instagram.com/reel/CvaH2ZFA1h-/embed/?cr=1&v=14&wp=540&rd=https%3A%2F%2Frc24h.com.br&rp=%2Fboca-miuda-os-bastidores-da-politica-na-regiao-dos-lagos-nesta-terca-feira-1o-4%2F#%7B%22ci%22%3A0%2C%22os%22%3A5753.5%2C%22ls%22%3A3601.600000023842%2C%22le%22%3A3863.7000000476837%7D

VISITA A OBRAS DE OLHO NA SAÚDE

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), fez uma visita aos distritos, na manhã desta terça-feira (1º), passando por diversas obras. Caminhando pela orla de Monte Alto, no trabalho da engorda da Lagoa, Marcelo parou para conversar com Simone Mota, moradora do Novo Arraial. Ela agradeceu ao prefeito por tudo o que está sendo feito pelos moradores da localidade, como dá para ver no vídeo acima. Além disso, Marcelo acompanhou de perto o atendimento à população nas unidades de Estratégia Saúde da Família de Monte Alto e Figueira. Ainda em Figueira, o chefe do executivo visitou o pronto-socorro do Distrito, que realizou 2 mil atendimentos de urgência e emergência em junho. Marcelo aproveitou também para conhecer o Laboratório da unidade, que em junho realizou 50 exames de rotina básica e de emergência. Já no setor de raio-x, foram mais de 660 exames e 90 eletrocardiogramas, no mesmo período.

ALMOÇO REFORÇADO

A propósito de Marcelo, o prefeito conheceu, durante a visita, o novo refeitório do pronto-socorro de Figueira. Como ninguém é de ferro, o chefe do Executivo aproveitou que era strogonoff e já filou a boia por lá mesmo. “O ‘cantinho gastronômico’, como é carinhosamente chamado pelos servidores, atende 25 trabalhadores da unidade por dia. A elaboração do espaço é uma forma de demonstrar carinho e respeito aos profissionais”, pontuou Marcelo, que elogiou a comida nas redes sociais.

ATIVOU O MODO TURBO

Se por um lado, o ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (REP) tenta se organizar, querendo cooptar Magdala Furtado para entrar no Republicanos e, com isso, garantir o fortalecimento da sigla, com uma prefeita de importante cidade da Região dos Lagos, por outro, o atual, Fábio do Pastel (PL) trabalha como se não houvesse amanhã, sem olhar para trás. O prefeito segue igual um trator e soltou uma lista à coluna Boca Miúda nesta terça-feira (1º) de obras e inaugurações previstas para acontecer em breve. São elas: algumas ruas nos bairros Porto da Aldeia e Jardim Soledade, a obra de drenagem no bairro Poço Fundo, uma praça em frente a um mercado no bairro Boqueirão e outra no bairro da Colina. Aliás, a Prefeitura também vai começar a asfaltar várias ruas neste bairro, com serviço completo: manilhamento, saneamento e drenagem.

POR FORA DA DISPUTA

Fábio do Pastel afirmou à coluna que está focado no trabalho e na entrega e “feliz com a felicidade da população”. Assim sendo, questionamos ao prefeito se a movimentação de Chumbinho com Magdala, por exemplo, o incomodava. “Não estou sabendo de nada disso. Se fosse verdade, também não me preocuparia”, afirmou. Então tá.

CREAS EM BÚZIOS

A Câmara Municipal de Búzios voltou do recesso parlamentar nesta terça-feira (1º). Na sessão legislativa, foi encaminhado o Projeto de Lei 71/2023, que trata de desafetação de área do Loteamento Pórtico de Búzios. O objetivo é garantir, no local, a implantação do Centro de Referência e Assistência Social (Creas). O projeto é de autoria do prefeito, Alexandre Martins (REP), e vai ser analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara. Em tempo, Alexandre deve retornar a Búzios e suas funções de praxe nesta quarta (2), após um curto período de férias com a esposa e secretária da Mulher, Daniele Guimarães.https://www.instagram.com/reel/CvYS2ovtqb3/embed/?cr=1&v=14&wp=540&rd=https%3A%2F%2Frc24h.com.br&rp=%2Fboca-miuda-os-bastidores-da-politica-na-regiao-dos-lagos-nesta-terca-feira-1o-4%2F#%7B%22ci%22%3A1%2C%22os%22%3A5774.300000071526%2C%22ls%22%3A3601.600000023842%2C%22le%22%3A3863.7000000476837%7D

CONEXÃO DO FUTURO AMPLIADO

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), publicou um vídeo nesta segunda-feira (31), ao lado do secretário de Educação, Antônio Peres, e da subsecretária da pasta, Lucimara Vidal, para anunciar o aumento do Programa Conexão do Futuro. Serão mais vagas a partir do primeiro ano, dando oportunidade para que os pequenos também participem das atividades. A novidade é que o projeto também vai dar chance para a participação de alunos da escola particular. Segundo o secretário de Educação, era uma grande demanda da população dar oportunidade para alunos da rede privada e do Estado participarem desse programa. O projeto consiste em, no contraturno, oferecer a estudantes aulas de robótica, inglês, dança, esportes, xadrez e música. Além disso, a prefeita ficou de fazer em breve um vídeo explicando os trâmites a partir de agora, como inscrições, matrículas e tudo mais.

UMA CIDADE, DUAS REALIDADES

A Câmara de Araruama também retomou os trabalhos nesta terça-feira (1º). O presidente da Casa, Nelsinho do Som (PSC), não estava presente e coube ao vice, Júlio César Coutinho (PSC), fazer a condução dos trabalhos. Ao longo da sessão, vários elogios ao Wine Jazz Festival, que agitou a cidade no fim de semana passado. Acontece que, nos comentários da sessão, os internautas desceram o malho nos parlamentares, lembrando, por exemplo, que enquanto o evento estava rolando já tinha gente esperando na fila para marcar consulta no dia seguinte. Um dos comentaristas foi mais incisivo e escreveu: “Casa de leis, onde a lei primaz tende a nutrir o ego doente de uma gestora dotada de monumental incompetência. Vergonha!”. Os contrastes entre os momentos que a cidade viveu na noite de domingo (30) geraram muitos comentários nas redes sociais. Em nota, o município informou que “não há necessidade de chegar com tanta antecedência”, já que as marcações de consulta acontecem apenas pela manhã. Pelo visto, a Prefeitura parece desconhecer o que significa tentar pegar um lugar na fila já que é certo que o número de vagas disponíveis será irrisoriamente insuficiente para atender à população.

Deputados Lafayette de Andrada (E) e Aureo Ribeiro (presidente), em reunião da CPI | Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados

SHEIK DOS BITCOINS NA CPI

A história dos grandes nomes do mercado de bitcoins segue em pauta na CPI das Pirâmides Financeiras. A comissão vai ouvir o depoimento do chamado “sheik dos bitcoins”, Francisley Valdevino da Silva, na próxima quinta-feira (3), às 10h. Ele é o proprietário da Rental Coins, uma empresa de aluguel de criptomoedas, e investigado por supostamente participar de esquema de pirâmide financeira que causou prejuízos de mais de R$ 1,1 bilhão a investidores entre os anos de 2019 e 2022. O Ministério Público Federal do Paraná apresentou denúncia contra a empresa e seu proprietário pelos crimes de constituição de organização criminosa, estelionato, obtenção de ganhos ilícitos, lavagem de dinheiro internacional e oferta de valores mobiliários sem registro. O autor do requerimento para a audiência é o deputado Júnior Mano (PL-CE). Segundo ele, o depoimento será útil para “obter informações detalhadas sobre as atividades da Rental Coins, o funcionamento do esquema de pirâmide financeira, a forma como os investidores foram lesados e quais medidas serão tomadas para ressarcir os prejuízos causados”. O faraó das bitcoins, Glaidson Acácio dos Santos, também deve prestar depoimento na CPI. Escrito por Mais do(a) autor(a)

Redação

Artigo anterior

GM flagra suposto ponto de venda de drogas em Cabo Frio após denúncias

Próximo artigo

Policial aposentado mata mulher na frente do filho do casal em Maricá

– Advertisement –

https://googleads.g.doubleclick.net/pagead/ads?us_privacy=1—&client=ca-pub-2244458694528535&output=html&h=280&slotname=8898895160&adk=1600341950&adf=2466219474&pi=t.ma~as.8898895160&w=696&fwrn=4&fwrnh=100&lmt=1690931629&rafmt=1&format=696×280&url=https%3A%2F%2Frc24h.com.br%2Fboca-miuda-os-bastidores-da-politica-na-regiao-dos-lagos-nesta-terca-feira-1o-4%2F&fwr=0&fwrattr=true&rpe=1&resp_fmts=3&wgl=1&uach=WyJXaW5kb3dzIiwiMTAuMC4wIiwieDg2IiwiIiwiMTE1LjAuNTc5MC4xMTAiLFtdLDAsbnVsbCwiNjQiLFtbIk5vdC9BKUJyYW5kIiwiOTkuMC4wLjAiXSxbIkdvb2dsZSBDaHJvbWUiLCIxMTUuMC41NzkwLjExMCJdLFsiQ2hyb21pdW0iLCIxMTUuMC41NzkwLjExMCJdXSwwXQ..&dt=1690931567156&bpp=66&bdt=721&idt=2207&shv=r20230731&mjsv=m202307270501&ptt=9&saldr=aa&abxe=1&cookie=ID%3D6965ac696b8099fb-228a25b65f7f00c1%3AT%3D1669927113%3ART%3D1690931380%3AS%3DALNI_MbO1K7awOMKxKejU2xN5SKWlq0F2Q&gpic=UID%3D00000577795a519d%3AT%3D1669927113%3ART%3D1690931380%3AS%3DALNI_MZ2b8TVXZvDvF_DKv0cBseggTblBw&prev_fmts=0x0%2C324x250&nras=1&correlator=7017790997638&frm=20&pv=1&ga_vid=1216040520.1669927113&ga_sid=1690931569&ga_hid=1831763707&ga_fc=1&u_tz=-180&u_his=8&u_h=768&u_w=1366&u_ah=728&u_aw=1366&u_cd=24&u_sd=1&dmc=8&adx=141&ady=17808&biw=1349&bih=562&scr_x=0&scr_y=15563&eid=44759842%2C44759875%2C44759926%2C44790803%2C31076446%2C31076481%2C44788441%2C44795910%2C44798156&oid=2&pvsid=2437630565124526&tmod=1061643169&uas=1&nvt=1&ref=https%3A%2F%2Frc24h.com.br%2F&fc=1920&brdim=0%2C0%2C0%2C0%2C1366%2C0%2C1366%2C728%2C1366%2C562&vis=1&rsz=%7C%7CoeEbr%7C&abl=CS&pfx=0&fu=128&bc=31&ifi=2&uci=a!2&btvi=2&fsb=1&xpc=OK44iSkDFP&p=https%3A//rc24h.com.br&dtd=62436


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *