OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (24)

POLÍTICA
Spread the love

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (24) começa por Cabo Frio, onde a prefeita Magdala Furtado (PL) completa uma semana de governo, um dia após festejar mais um ano de vida, 55 anos, comemorados neste domingo (23). Quem também completou mais uma primavera neste 23 de julho foi o coronel Ruy França, 57, secretário de Governo e braço direito da chefe do executivo cabo-friense. E a pressão tá grande em cima dos dois, mas Ruy garante que abriu mão do legislativo por acreditar plenamente em Magdala, e que estão fazendo um esforço conjunto para tentar acertar ao máximo. No entanto, alguns setores estão impacientes (ainda são sete dias da nova administração) por não terem o “espaço desejado” e andam dizendo que quem manda é o coronel. Será que se Magdala fosse um homem falariam a mesma coisa? Porque isso é bem típico da misoginia política. Será que vai ser essa cobrança até o final? Será que Magdala não vai poder errar? Como o falecido Zé Bonifácio não ensinou sua então vice-prefeita a lidar com essa turma política toda e cobrar do secretariado, talvez Ruy, que participou do governo de Zé, esteja cumprindo esse papel e conduzindo as coisas de maneira republicana. O secretário tem dito que não vai arriscar sua carreira e vida pública para “se meter em aventura” e está muito atento a toda movimentação. Por outro lado, fica a dúvida: será que não é um jogo combinado deles? Ela a observar e ele falar mais? Será que não estão menosprezando a condução de Magdala? Essas cobranças não estão muito a ferro e fogo? Muitos aliás cobram dela o que nunca cobraram de Zé em dois anos e meio de governo. Cheirinho de machismos e desmame de tetas…

CAPACITAÇÃO

Falando em Magdala, a prefeita cabo-friense participou, nesta segunda-feira (24), do primeiro dia da capacitação de servidores sobre “Aplicação da Nova Lei de Licitações e Contratos”, no auditório da E.M. Professor Edilson Duarte. A prefeita agradeceu a presença dos funcionários participantes e destacou a importância de investir na capacitação das equipes. “Devemos ter um olhar carinhoso e cuidadoso com nossos funcionários, com as escolas do nosso município e a população em geral. É essencial seguir a lei, cumprindo o que deve ser feito, e é assim que pretendo conduzir nossos esforços, contando com a colaboração de cada um de vocês”, disse Magdala. A agenda da prefeita tem sido intensa desde que assumiu, ela precisa se inteirar de toda máquina num tempo mínimo, visto que nunca pode participar da vida ativa da Prefeitura. Aliás, tem começado o expediente cedo e terminado tarde, por volta das 23h30. Hoje ela chegou antes das 7h.

PEDALADA DO ZÉ

Amigos, correligionários, família e pessoas próximas do ex-prefeito de Cabo Frio José Bonifácio (PDT) estiveram na missa de 7º dia dele, neste domingo (23). Antes da cerimônia religiosa, alguns deles, como Juliana Novellino, filha de Bonifácio, e o ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT) pedalaram do Largo São Benedito até a Igreja Nossa Senhora da Assunção em um ato simbólico. A prefeita Magdala Furtado (PL) e o secretário de Integração Metropolitana do Rio, Aquiles Barreto, também estiveram presentes à missa.

MÃOS À OBRA

Em Cabo Frio, o retorno às aulas será na próxima segunda-feira (31). Por conta disso, o secretário interino de Educação, Alessandro Teixeira, realizou uma visita à secretaria adjunta pasta em Tamoios. O objetivo foi verificar a condição dos ônibus utilizados para o transporte dos estudantes no Distrito e reorganizar a logística das rotas de transporte escolar. Nesta terça (25), está prevista uma reunião na Escola Estadual Municipalizada Angelim para dar continuidade ao planejamento das rotas da Zona Rural do Distrito. Acompanharam Alessandro na visita, a secretária-adjunta de Educação, Verônica Cardozo, e a supervisora de Educação em Tamoios, Gabriele Buturi. Falando nisso, com a saída de Eliceia Silveira, o que teve de gente comemorando não está no gibi. Existem pelo menos quatro processos contra ela por assedio moral no Ministério Público do Trabalho. Até o SEPE comemorou.

EXONERAÇÃO

Continuando em Cabo Frio, mais um servidor do primeiro escalão pediu exoneração. O presidente da Comsercaf, autarquia que gere a limpeza e conservação da cidade, Heitor Fonseca, entregou sua carta de demissão nesta segunda-feira (24). Nomes como Dario Guagliard, Deodoro Azevedo e Luiz Claudio Gama foram citados para substituir Fonseca, mas tudo no campo da especulação. É aguardar pra ver.

LAÇOS AFETIVOS

A deputada federal Benedita da Silva (PT) assumiu o compromisso de ser a mantenedora do Projeto Bota Fé, lançado no sábado (22), em Unamar, bairro do distrito de Tamoios, em Cabo Frio. Trata-se de um instituto social que oferece aulas gratuitas de confeitaria, cabeleireiro, barbeiro, informática, futebol, capoeira, jiu-jitsu, entre outros, além de consultoria jurídica. É mais um ato da relação afetiva de Benedita com a Região dos Lagos. Enquanto governadora, foi Bené que sancionou a lei de criação do Parque Estadual da Costa do Sol. Além disso, a família da parlamentar tem casa no bairro do Peró há cerca de 30 anos e é lá que ela passa os dias de recesso parlamentar, na companhia do neto, Diego da Silva, que mora na cidade e vem sendo trabalhado pela deputada como seu herdeiro político. Além do projeto social, Benedita tem algumas emendas parlamentares que ela mandou para Cabo Frio. Com as mudanças que aconteceram em decorrência do lamentável falecimento de José Bonifácio, a deputada deve ter uma agenda com a prefeita, Magdala Furtado (PL), nesta quarta-feira (26). As duas devem tomar um café e conversar sobre a cidade, dando lição de união de um país, já que são de partidos opostos. No mesmo dia, logo depois do encontro com Magdala, às 17h, Benedita da Silva participa do podcast RC Cast, direto do estúdio na redação do Portal RC24h.

ESCOLA ENTREGUE

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) promoveu mais um dia de inauguração no último sábado (22). Após um período de obras de ampliação, revitalização e reformas em geral, a Prefeitura entregou a Escola Municipalizada Retiro, que já está apta a receber os seus estudantes após o término do recesso escolar. Na ocasião, estiveram presentes o secretariado municipal, vereadores, autoridades da sociedade civil e a comunidade local. A escola passou por uma reforma geral em seu prédio, pátio, salas de aula e quadra poliesportiva. Junto de Fábio do Pastel, estiveram o vice-prefeito, Julio Queiroz, a secretária de Educação, Sheila Atalla, e os titulares das pastas de Governo, Luiz Fernando Jr.; de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, de Fazenda, Renaldo Martins; de Planejamento e Gestão, Paulo Cesar de Souza; de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves; de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro; de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, e de Administração, Roberta Magalhães; o secretário adjunto de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha; o chefe de Gabinete, Moisés Batista, o procurador-geral do município, Peter Samerson, o presidente da Câmara Municipal, Denilson Guimarães (SDD), o vice-presidente, Franklin Ribeiro (CID), e os vereadores Jean Pierre de Souza (PODE), Chiquinho de Dona Chica (PP), Mislene Conceição (SDD), Marcio Soares (PDT) e demais autoridades da sociedade civil.

MÃOS DA ALDEIA

Além da inauguração, a Prefeitura aldeense promoveu a primeira edição da Feira Agrocultural e Turística “Mãos da Aldeia”. O evento atraiu centenas de visitantes para o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos durante o sábado (22) e o domingo (23), com atrações de lazer, musicais e a divulgação de produtos artesanais. A feira foi uma realização das secretarias de Turismo, de Agricultura, Abastecimento e Trabalho e de Cultura, com o apoio da Emater-Rio. O prefeito Fábio do Pastel esteve no local, assim como a secretária de Turismo, Cláudia Tinoco, e o titular de Agricultura, Thiago Ribeiro.

Vantoil, Jales e Fabio

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

Mesmo com o expediente reduzido por conta da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), reuniu alguns secretários – como o de Educação, Jales Lins, e o chefe de Gabinete, Fábio Costa -nesta segunda-feira (24). Após uma semana de descanso, o chefe do Executivo voltou com a corda toda e fez ali aquele encontro tradicional para alinhamento de gestão.

DEU NO METRÓPOLES

A polêmica do Minha Casa, Minha Vida de Araruama continua ganhando destaque e repercussão nacional. Desta vez, foi matéria no site Metrópoles, que noticiou a indisponibilidade de unidades do condomínio por decisão da Justiça. A matéria destacou que a prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), é acusada no processo e pontuou que o MPF pede a ineligibilidade dela por 12 anos. Quem também recebeu citação da matéria foi o ex-secretário de Política Social do município Maurício Mello, que também é ex-vereador e marido da atual chefe de gabinete de Lívia, Ângela Barreira.

BATEU DESESPERO?

Por falar em Araruama, o cenário eleitoral segue com a disputa a todo vapor, mesmo a 14 meses e meio do pleito. Desta vez, uma enquete animou grupos políticos e movimentou a internet na cidade, como se fosse torcida organizada. É que, com cerca de 4 mil votos nas redes sociais, a pesquisa estava, inicialmente, sem o nome da candidata do grupo político da atual prefeita, Lívia de Chiquinho, a Daniela de Lívia. Acontece que tão logo viu a enquete com a vereadora Penha Bernardes (PL) disparada na liderança, Chiquinho da Educação (MDB) tratou de providenciar que o nome de Daniela fosse incluído na pesquisa, que não tem o menor valor científico, mas que dá, de certa forma, o tom para parte do eleitorado. Nesse sentido, o ex-prefeito tratou de pedir para a turma dele ir lá votar na enquete e fazer Daniela crescer. Um coisa interessante de se reparar na pesquisa é que quem estava em terceiro lugar era justamente Verônica Januário, aquela empresária da cidade que tem sido apontada como aposta do grupo político que governa Saquarema em Araruama. Será que pode ter surpresa nas eleições do ano que vem? Vamos acompanhar…

EX-PREFEITO PRESENTE

O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios, Luiz Romano Lorenzi, comemorou ter encontrado o ex-prefeito da cidade Toninho Branco (2005-2008) na festa de Sant’Anna. “Toninho foi o primeiro político a me convidar para falar de Cultura, após a nossa conversa aconteceu o processo eleitoral, visitamos casa por casa, coração por coração. Lembro-me de estar no meio do povo festejando o resultado e ele em cima do trio elétrico. Foi assim que fui o primeiro secretário a ser apresentado”, contou Romano. “Minha militância cultural foi potencializada após um buziano, pescador, caiçara, prefeito me convidar para ser secretário de Cultura”, acrescentou. A Festa da Padroeira de Búzios continua e terá show de Jorge Vercillo nesta terça-feira (25).

TRILHA NO CABO

Colaboradores da área da Saúde de Arraial do Cabo se reuniram, neste sábado (22), na Praia dos Anjos para realizar uma trilha até as escadarias das Prainhas do Pontal do Atalaia com um objetivo comum: promover a saúde e o bem-estar por meio do movimento. O evento teve como missão incentivar a população a abraçar a prática regular de exercícios físicos e conscientizar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis. A caminhada “Prima Qualitá Saúde em Movimento” não só promoveu a integração entre os colaboradores, mas também destacou o Julho Amarelo, mês dedicado à luta contra as hepatites virais, alertando para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças. O secretários de Saúde, Jorge Diniz, e de Turismo, Júnior Chuchu, e o vereador Ayron Freixo (REP) participaram do evento.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Depois de avaliar o plano de ação e as questões normativas acerca da iniciativa, o Conselho Municipal de Educação aprovou a aplicação do programa piloto que funcionará no CIEP Municipalizado Cecílio Barros Pessoa e na Escola Municipal Sotero Teixeira de Souza. Já neste segundo semestre, essas unidades escolares desenvolverão atividades complementares que serão devidamente incluídas nos seus Projetos Políticos-Pedagógicos, conforme os princípios da autonomia, garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pelo Regimento Escolar da Rede de Ensino de Arraial do Cabo. “A implementação da Educação em Tempo Integral vai ao encontro do cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação. Queremos que a nossa cidade seja referência em qualidade da Educação”, afirmou o secretário de Educação, Bernardo Alcântara.

MUMBUCAR VEM AÍ

Depois da bicicleta, do ônibus e da van, vem aí o Mumbucar, aplicativo para táxis que vai aceitar a moeda social Mumbuca como pagamento em Maricá. O prefeito Fabiano Horta (PT) fará o lançamento nesta terça-feira (25), às 9h30, no Galpão Tecnológico, em Inoã. A iniciativa vai reunir taxistas ativos na cidade, que podem se inscrever até o dia 31 de julho para atuar na plataforma. O aplicativo MumbuCar já está disponível na loja Play Store para celulares Android de motoristas e passageiros. Em breve, o app vai estar disponível também na Apple Store. É mil anos-luz na frente, que chama?https://www.instagram.com/reel/CvAs3OcJnP-/embed/?cr=1&v=14&wp=540&rd=https%3A%2F%2Frc24h.com.br&rp=%2Fboca-miuda-os-bastidores-da-politica-na-regiao-dos-lagos-nesta-segunda-feira-24-5%2F#%7B%22ci%22%3A0%2C%22os%22%3A6504.399999991059%2C%22ls%22%3A5226.899999991059%2C%22le%22%3A5314.70000000298%7D

PAULO MELO TÁ ON!

O ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Saquarema Paulo Melo usou as redes sociais neste fim de semana para dizer que, ao contrário do que opositores falam, ele não está ineligível. Inclusive, ele reafirmou que pode ser candidato a qualquer cargo, desde que um partido tenha interesse em lançá-lo. Paulo Mello também afirmou que nunca teve nenhum processo referente a Saquarema e que foi preso apenas por pertencer a um grupo político, mas que não tem nada pendente com relação a cidade. Pelo visto, 2024 vai pegar fogo aos pés da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, viu?


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *