OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (20)

POLÍTICA
Spread the love

PAMPOLHA NO CABO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (20) começa por Arraial do Cabo, que recebeu o vice-governador do e secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (UNIÃO). Conversei com Marcelo por telefone, ele falou que ficou muito satisfeito com a repercussão sobre a presença do vice-governador em Arraial do Cabo, porque a engorda da praia era uma luta antiga da população e ficou satisfeito porque o licenciamento saiu. Uma outra questão também é o projeto Lixo Fora D’Água. O prefeito falou, inclusive, que o pessoal que faz o recolhimento do lixo de dentro da água encontrou garrafas com rótulos em mandarim e até em japonês, revelando que esse lixo não é produzido só em Arraial do Cabo. Esse lixo viaja pelos oceanos dos lugares mais longínquos chegando aqui, demonstrando que essa situação é um problema grave e urgente. Marcelo também fez questão de destacar o carinho que o vice-governador tem com ele e com o município cabista. Para além disso, aproveitou para informar que está saindo do papel o projeto das obras do distrito de Monte Alto – sobre o qual disse, em entrevista nesta quarta (19), que nem tinha esperança mais – e fez questão de destacar que é um compromisso e uma promessa do governador e do vice-governador, e não do prefeito. “O papel do prefeito é cobrar”. Mas ele disse que acredita estar no caminho certo.https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=476&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FRC24h%2Fvideos%2F961477591733068%2F&show_text=false&width=264&t=0

PRESENÇAS NA REUNIÃO

Na reunião, liderada pelo prefeito Marcelo Magno (PL), estiveram os secretários do Ambiente do município cabista, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio e Armação dos Búzios: Jorge Oliveira, Mario Flavio, Vinicius Lavalle, Rosalice Fernandes e Evanildo Cardoso. Além disso, o secretário de Planejamento Iguabense, Eron Bezerra, também esteve presente, assim como o Diretor-Presidente da Prolagos, Pedro Freitas.https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FRC24h%2Fvideos%2F780044383815045%2F&show_text=false&width=560&t=0

AÇÃO VOLUNTÁRIA

Com a presença de Pampolha, voluntários de diversas cidades da Região dos Lagos se uniram ao poder público, nesta quinta-feira (20), para realizar uma ação de limpeza na Praia Grande, durante a 4ª edição do Projeto Mares Limpos. Ao todo, foram retirados mais de 2,2 toneladas de resíduos das areias. Todo o material coletado foi catalogado e fará parte de um estudo gravimétrico realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria do Ambiente e Saneamento. Além disso, durante a ação, a secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade lançou, em parceria com a cidade e a Prolagos, o projeto Lixo Fora D’água. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, com o objetivo fundamental de conscientizar a população, engajar as comunidades costeiras e incentivar práticas sustentáveis. Além de reunir informações sobre a origem, quantidade e os tipos de resíduos encontrados nas praias. Com base nesse estudo, será possível desenvolver ações e intervenções direcionadas aos problemas pontuais, visando a preservação ambiental de forma efetiva.

CHUCHU NO RIO

O secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu, esteve no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (20) para uma reunião com o objetivo de melhorar o atendimento ao turista que frequenta o Cabo e capacitar os agentes de Ordem Pública em pontos turísticos. O encontro foi com representantes do Batalhão de Polícia Turística do RJ, em Copacabana. Durante a agenda, ficou acordado que será realizada, em outubro, a qualificação para cerca de 150 agentes do município. Dentro da formação serão abordados temas como atendimento ao turista estrangeiro, adequada abordagem de segurança em pontos turísticos e técnicas de abordagem sobre intervenções de crises. De acordo com a secretaria de Turismo, a ação segue o Planejamento das Ações para o segundo semestre de 2023. “A capacitação proporciona o aprimoramento profissional dos agentes, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços colocados à disposição dos turistas, visitantes e moradores”, disse Chuchu. A reunião contou com o Tenente Tarik, o Tenente-Coronel Rique, e a Coronel Danielle.

ELA QUEM DÁ AS CARTAS

Uma fonte do governo Magdala Furtado (PL) disse à coluna que o pessoal está comentando muito na rua que é um governo Aquiles Barreto. Mas não é bem assim, não. Magdala até ouve Aquiles, Ruy França, os secretários, outras pessoas, mas é ela que toma a decisão. O pessoal que está por lá dá conta que Magdala é muito serena, mas é decidida e firme, questionadora, não está assinando qualquer coisa, não está aceitando qualquer indicação. Então, ela está lá, ao contrário do que muitos imaginam, tendo uma postura bastante incisiva. Outra questão é com relação aos secretários anunciados que estão tendo “passados revirados”. Essas duas pessoas – no caso, Marcilene Barreto e Vitor Meireles -, uma, o caso foi arquivado, e o outro foi uma citação que não deu em nada, mas que é utilizado, segundo essa fonte, como forma de pressionar Magdala. Isso porque são pessoas de fora da cidade e aí a turma cabo-friense está querendo ocupar espaço, e evidentemente, tem o PDT ressentindo, querendo pautar a imprensa. Mas o que se fala é que o governo não vai ceder, e segundo a coluna apurou, Magdala quer que essas pessoas sejam de fora mesmo, para não ter vícios da cidade e de pessoas que tem por hábito fazer negócios. Tá bom para você?

Linha de cima, da esq. para a dir., Gustavo Gonçalves, Alessandro Teixeira, Gabriel Lima, Dhanyelle Garcia, Paula Pinheiro. Linha de baixo, Fabrício Valadares, João Félix, Vinicius Dias e Betânia Batista

NOVOS NOMES DO PRIMEIRO TIME

Em formato de conta-gotas, o secretariado da prefeita de Cabo Frio vai ganhando corpo. Nesta quinta-feira (20), novos nomes apareceram na imprensa como confirmados. Além dos sete anunciados e publicados em Diário Oficial, temos os retornos de Alessandro Teixeira à Educação (de forma interina) e Gustavo Gonçalves à Agricultura. Ambos comandaram as respectivas pastas no último governo de Marquinho Mendes. Além deles, o ex-pastor e apresentador Fabrício Valadares deve assumir a Assistência Social e João Félix, atual diretor de Cultura da Câmara, será o substituto de Clarêncio Rodrigues na Secult. Alguns nomes do secretariado de José Bonifácio (1945 – 2023) vão continuar. Entre eles, a arquiteta braço-direito de Gustavo Beranger, Dhanyelle Garcia, do Planejamento; Betânia Batista, da Criança e Adolescente; Paula Pinheiro, do Turismo; e Gabriel Lima, adjunto de Esporte. Já Vincius Dias, que assumiu a secretaria de Fazenda no lugar de Daniela Mendes, voltou ao cargo de adjunto da pasta, que está sob o comando de Bebeto Cardozo. Por fora, mas ainda não confirmados, Dario Guagliard é cotado para reassumir a Comsercaf, que já presidiu no governo de Dr. Adriano, e Marcelo Cortez é cogitado como coordenador de Eventos.

CADÊ A COORDENAÇÃO?

Aliás, a divulgação do secretariado de Magdala Furtado tem causado incômodo na imprensa por conta desses anúncios fatiados, picadinhos. Tornou-se um “cata-cata” geral, sem a divulgação de uma listagem, uma coletiva de imprensa. Comenta-se que soa uma coisa amadora, desorganizada e isso está causando uma confusão. Os nomes estão sendo cuspidos a cada esquina e a gente não sabe o que é verdade e o que não é verdade. Alguém precisa dar uma consultoria ali de que o certo seria uma listagem única diante de uma coletiva de imprensa e fazer um anúncio de todo secretariado e não esse anúncio pica-pica, solta-solta e cada um se vire com suas fontes.

A ROMARIA DOS EDIS

Enquanto as sessões da Câmara de Cabo Frio estão em recesso, formou-se uma verdadeira romaria da vereança na Prefeitura. A coluna apurou que, até agora, só não compareceram na prefeitura os vereadores Davi Souza (PDT), que era muito ligado a José Bonifácio, e o veterano Luís Geraldo (REP), “o professor que prefere esperar”. Só que o que se comenta é que os vereadores estão meio insatisfeitos por conta da falta de conversa com a prefeita. Dizem por aí que, nas reuniões, só quem vem falando é o secretário de Governo, Ruy França. Tem quem diga que é uma estratégia da Magdala, naquele modelo de “policial bom, policial mau”. No entanto, isso não veda a postura de críticas. Apesar da prefeita ser mulher e ter dito que seria um governo com toque de mulher, quem está tendo voz mesmo é um homem. A turma chegou achando que ouviria o canto da sereia e acabou recebendo o brado do coronel.

PT PRESENTE

Ainda em Cabo Frio, parte da executiva municipal do Partido dos Trabalhadores veio “quente” para a sede do Portal RC24h no intuito de acompanhar a entrevista da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que aconteceria nesta tarde. No entanto, o presidente do PT cabo-friense, Ricardo Cardoso, e o diretor Zelder Reis, ainda não sabiam que o RC Cast havia sido cancelado, já que a parlamentar não estava bem e estava sentindo muitas dores (fez uma cirurgia na coluna recentemente). Uma pena, mas com saúde não se brinca, né?

VISTORIA COM EX-PREFEITO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) chamou, nesta quarta-feira (19), o ex-prefeito Iédio Rosa na Escola Pequiá, na Rua do Fogo. Os dois também visitaram outras obras no município. O político governou a cidade entre 1989 e 1992 e chegou a ser deputado federal na mesma década. “Foi muito bom ver a aprovação do Dr. Iédio ao trabalho que estamos fazendo. Ele ficou muito feliz com o que viu e eu ainda mais por ter mais este incentivo a seguirmos nesta direção”, pontuou Pastel.

E AGORA?

Ainda em São Pedro da Aldeia, tá o maior burburinho em torno da empresária Josana, do bairro Porto do Carro e pré-candidata a vereadora na cidade. Ocorre que segundo fontes da coluna, ela namora um homem cujo apelido é “Carinhoso”, preso semana passada em cumprimento a mandado de prisão em aberto por homicídio doloso. Antes de ser preso, dias, atrás, ele estaria atuando como gerente do tráfico no mesmo bairro onde mora a empresária. O que ficamos sabendo, é que Carinhoso já havia sido preso antes e que teria outros homicídios nas costas. Inclusive, logo após esta prisão mais recente, Josana teria ido à delegacia visitá-lo antes dele ser transferido para presídio, para não ter seu nome vinculado a um criminoso. Mas agora, pelo visto, é fato já conhecido no município. Que coisa, hein?

A FARRA DO MCMV

Ainda em Araruama, a Justiça Federal determinou a indisponibilidade das unidades imobiliárias do condomínio Minha Casa Minha Vida, do bairro Areal, destinadas a oito réus por irregularidades. Os alvos da ação são a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) e outras 12 pessoas, entre elas, um ex-secretário e subsecretárias de Política Social do município, que teriam destinado e recebido imóveis do programa habitacional de forma irregular. O Portal RC24h já vem divulgando matérias sobre esse caso há algum tempo. A decisão judicial atende ação proposta pelo MPF, decorrente de inquérito instaurado em 2019 para apurar irregularidades na seleção dos beneficiários dos apartamentos. De acordo com o procurador da República Leandro Mitidieri, autor da ação ajuizada no ano passado, houve constantes modificações na lista de beneficiários do programa, que teriam permitido inclusão de pessoas que não se enquadravam nos critérios, como parentes de servidores e secretários municipais, além de empregados da prefeita, em detrimento de pessoas carentes. Os réus foram contemplados com moradias populares do Condomínio Dolce Vita. Constatou-se que foi feita seleção após o envio, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de lista com os bairros e nomes de famílias assistidas mais necessitadas. No entanto, parte foi alterada, a partir de janeiro de 2017, para inclusão de pessoas com vínculos político-administrativos ou parentesco com os réus.

A MULHERADA TÁ ON

Se política é coisa de homem, em Araruama, o negócio é diferente. Governada há seis anos e meio por uma mulher existem quatro pré-candidatas no páreo, com chances reais, de tentar a sucessão da atual prefeita, Lívia de Chiquinho (PP). Apesar de Daniela de Lívia (sem partido), anunciada como a indicação do grupo político da atual chefe do Executivo, a vice-prefeita, Raiana de Chiquinho (PSD), ainda pontua – e bem – nas pesquisas. Por fora, corre a vereadora Penha Bernardes (PL), que tornou-se a voz da oposição. Só que como 2024 é logo ali, mas tem muita água para rolar debaixo dessa ponte, já tem um nome feminino crescendo na cidade. A empresária Verônica Januário (sem partido) tem renome em Araruama por seus estabelecimentos e parece estar sendo trabalhada para concorrer à Prefeitura no próximo ano pelas mãos de Antônio Peres, que transformou a dentista Manoela Ramos de Souza Gomes Alves em um case de sucesso arrebatador como a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL). Desacreditada quando tornou-se candidata, às vésperas das eleições de 2016, Manoela cresceu na política com direito a popularidade na casa dos 95%, segundo pesquisas de opinião. Os próximos meses prometem ser intensos em Araruama. Mas, pelo cenário de agora, não é de se estranhar que o município se encaminhe para o 3º mandato feminino consecutivo.

NELSINHO DO SOM OPERADO

O presidente da Câmara de Araruama, Nelsinho do Som (PSC), se submeteu, nesta semana, a uma cirurgia de hérnia inguinal. À coluna, nesta quinta (20), Nelsinho declarou que se recupera bem e que já está em casa. O vereador aproveitou o recesso parlamentar para fazer o procedimento eletivo. Foram duas hérnias tratadas na ocasião. Agora, é repouso até poder voltar ao batente. Melhoras ao nobre edil.

JULHO DAS PRETAS

Em Armação dos Búzios, a secretaria da Mulher realiza, até sábado (22), a exposição “Com a Palavra: A Mulher Negra – A Mulher Negra como Protagonista da sua História”, na Praça Santos Dumont, no Centro. A exposição trata de histórias, memórias, de nomes e sobrenomes, de palavras que poderão definir uma existência. Nesse sentido, serão expostas fotografias que guardam o empoderamento de Mulheres Negras, a partir do olhar do fotógrafo Ronald Pantoja sobre a vida de moradoras de Búzios. O evento também tem a exibição de um documentário, no qual cada convidada conta sua história, os preconceitos que sofreram e sua vivências. Para a gerente de Igualdade Racial de Búzios, Marta da Costa, o “Julho das Pretas” é a marca da resistência da mulher negra nas conquistas diárias na sociedade, permanentes e futuras. Um evento como esse, na visão dela, “significa que existe um grupo de mulheres negras organizadas socialmente, representadas nas mais diferentes esferas e que, juntas, celebram a ancestralidade”.

CHAMAMENTO PÚBLICO

Já em Saquarema, a Prefeitura abriu chamamento público para a seleção de pessoas físicas aptas a participarem do Programa Municipal de Melhoria Habitacional. O objetivo é realizar ações e intervenções para garantir as condições de habitabilidade, segurança, salubridade e acessibilidade em moradias de famílias de baixa renda. As ações serão implementadas através de obras de reforma, com ou sem ampliação, além de adequações para assegurar as melhorias necessárias. Terão prioridade na concessão dos benefícios da Lei pessoas com idade acima de 60 anos e núcleos familiares nos quais existam pessoas com deficiência. As inscrições tiveram início nesta quinta-feira (20) e vão até o dia 28 de julho, das 9h às 16h, nos CRAS da cidade.


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *