Arraial do Cabo divulga o balanço dos serviços durante o Carnaval 2024.

REGIÃO DOS LAGOS
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Com 95% de ocupação hoteleira durante o Carnaval, Arraial do Cabo montou uma operação especial envolvendo as Secretarias para garantir o pleno funcionamento da cidade. A Prefeitura mobilizou todo o seu efetivo nas áreas de segurança, posturas, meio ambiente, turismo, saúde e serviços públicos. Além disso, toda a frota de carros a serviço da Prefeitura foi utilizada em apoio aos agentes públicos.

A grande operação contou com coletas de lixo extras para manter a cidade limpa e totalizou quase 450 toneladas de resíduos removidos das ruas durante o período carnavalesco. Nas praias, equipes foram mobilizadas para redobrar o cuidado com as areias, recolhendo cerca de 41 toneladas que, infelizmente, foram deixados para trás apesar das constantes campanhas de conscientização.

Na Saúde, o Hospital Geral, o Posto de Saúde de Figueira e as unidades estrategicamente posicionadas no Centro e nos Distritos, realizaram 2.454 atendimentos durante o Carnaval, além de 27 atendimentos realizados pelo serviço de emergência. A Secretaria de Saúde também distribuiu 720 preservativos e lubrificantes no período de festa. 

O público flutuante chegou a média de 240 mil pessoas por dia durante o período de folia, representando um aumento de 105 mil pessoas em comparação ao mesmo período no ano anterior. Para atender a essa demanda e preservar as belezas naturais da cidade, a Prefeitura disponibilizou atendimento nos pontos de informações turísticas todos os dias, além de ações de ordenamento administradas pela Secretaria de Turismo.

As praias contaram com o apoio de guardas para a proteção do nosso meio ambiente e de agentes de posturas. Os agentes trabalharam na fiscalização das licenças para a venda de produtos por ambulantes, em ocorrências de perturbação de sossego, proibição do uso de caixas de som nas vias públicas, proibição da venda de bebidas em garrafas e copos de vidros, comércio sem alvará e fiscalização de ocupação irregular de solo público.

Foram lavrados 8 termos entre Notificação, Intimação, Termo de Custódia e Termo de Apreensão. Para restituição dos equipamentos sonoros recolhidos, o proprietário deverá comparecer à Secretaria que realizou a retenção, conforme Decreto Nº 3.848/2022. 

Agentes da Coordenadoria de Trânsito desempenharam um papel crucial no fechamento de vias e na condução dos blocos, proporcionando maior segurança aos foliões. A Guarda Municipal, por sua vez, registrou mais de 400 autuações, encaminhando 33 veículos ao depósito e respondendo a 3 ocorrências, que incluíram agressões e acidentes de trânsito. A Patrulha Maria da Penha esteve presente em 45 ocorrências no centro e nos distritos, enquanto o apoio do Grupamento de Ronda Escolar e da Polícia Militar fortaleceu a ordem.

Nas praias, os guarda-vidas protagonizaram 37 resgates e ofereceram assistência em 493 situações de prevenção. Além disso, identificaram e reuniram 22 crianças perdidas nas praias com suas famílias. A Secretaria de Segurança Pública realizou a remoção de 6 animais das vias públicas, e não foram registradas ocorrências pela Defesa Civil.

A guarda-mirim desempenhou um papel fundamental na identificação de cerca de 2.500 crianças, por meio do projeto Resgata. Como resultado, 10 crianças que se perderam foram prontamente reunidas aos seus responsáveis, destacando o sucesso dessa iniciativa.


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