Atrações musicais encerram Carnaval aldeense com chave de ouro

SÃO PEDRO DA ALDEIA
Spread the love

Muita folia, cor e alegria. Assim foi a terça-feira (13/02) em São Pedro da Aldeia. Com o slogan “Curta o Carnaval, Compartilhe Alegria”, os foliões contaram com atrações musicais de gêneros variados e puderam seguir os tradicionais blocos de rua em diversos pontos da cidade. A festa continua durante o dia nesta quarta-feira (14/02), com o Bloco R. Cansada, na Praia do Balneário, das 13h às 17h. Na sexta-feira (16/02), com realização independente, o Bloco Ressaca de Linhares promete animar o bairro São João com concentração na Rua Euclides da Cunha, a partir das 19h.

Foto: Renan Freitas

O prefeito Fábio do Pastel acompanhou de perto a festa junto ao vice-prefeito, Julio Queiroz, aos secretários de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, e de Assistência Social, Diana Alves, ao secretário adjunto de Turismo, Rodolfo Jotha e ao chefe de gabinete, Moisés Batista. “Já estou com saudade, com o final do nosso carnaval. Nós estamos finalizando com muita felicidade de ter recebido toda essa população e ver o quanto vocês curtiram. A gente prepara sempre todas as festas do município com muito carinho, com muita dedicação para poder fazer o melhor para vocês. Mais uma vez, gostaria de agradecer à Polícia Militar, a nossa Guarda Civil Municipal, que trabalha incansavelmente, às equipes das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, que fazem um trabalho maravilhoso, e a todos os envolvidos para que esse carnaval acontecesse dessa forma”, agradeceu o prefeito Fábio do Pastel.

Foto: Alice Nunes

A matinê reuniu pequenas princesas, super-heróis e personagens queridos das histórias infantis na Praça Agenor dos Santos, próximo ao parquinho. Animadores culturais fizeram a alegria da criançada com muita música e brincadeiras. César e Nathália levaram os filhos Maria Eduarda e Benjamin devidamente caracterizados para curtirem o carnaval e elogiaram a organização e a segurança. “Foi muito divertido, a criançada aproveitou, a organização ficou muito boa”, comentou César. Já a Nathalia apontou também as opções de entretenimento. “Foi um carnaval muito tranquilo, conseguimos trazer as crianças e ficamos felizes ao ver que tinha bastante opção de entretenimento para eles também, na programação. As pulseirinhas de identificação e a base móvel ali perto da igreja também estão de parabéns, trouxe muita segurança para aproveitarmos a festa”, destacou.

DJ Alex Medeiros | Foto: Renan Freitas

Os shows da noite de terça-feira contagiaram o público no Centro da cidade. O DJ Alex Medeiros tocou os hits mais atuais mesclando com os favoritos do carnaval. A identificação da plateia veio com a banda Washow, que trouxe sucessos dos anos 90 e 2000, colocando todo mundo para dançar ao som de muito axé. As músicas selecionadas fizeram a multidão relembrar as coreografias e dançar junto com os bailarinos. O vocalista e líder da banda, Washow, comentou sobre a felicidade de tocar no carnaval. “A sensação de fazer um evento na cidade que eu escolhi para morar é indescritível. Viemos com a missão de levar energia positiva para o pessoal e colocar todo mundo para sair do chão”, comentou. A banda também é composta por Guto (banjo), Rodrigo Machado (contrabaixo), Renan Leal (teclado), João Paulo (bateria), Lekinho (percussão), Bruno (pandeiro), Thomas (violão e produção) e Eder (cavaco).

Ramona Rox | Foto: Renan Freitas

A banda Ramona Rox fechou as atrações do Centro com muita MPB, pop e rock, levando canções conhecidas da plateia. O público foi embalado e cantou junto ao som nostálgico dos sucessos nacionais e internacionais. A vocalista Amanda Mattos falou sobre se apresentar na cidade. “Eu moro em São Pedro, então, tocar em casa é maravilhoso. Separamos um repertório animado para colocar a galera para pular e a energia que recebemos foi linda, super animada”. Também formam a banda, Romullo Carvalho (vocal/violão), Carlos Lopes (violão/guitarra), Fagner Fernandes (cajon/batera) e Adriano Marcel (contrabaixo).

O secretário de Cultura, Thiago Marques, responsável pelo evento,destacou a oportunidade que os artistas locais tiveram para se inscreverem e mostrarem seu talento nos dias de festa. “Para mim, o Carnaval de 2024 entra para a história de São Pedro Aldeia, como um carnaval com maior número de participações de artistas locais. Foram ao todo mais de 120 artistas contratados pela prefeitura por meio de edital de chamamento público, o que é muito bacana, porque abre oportunidade para todos. E, ao mesmo tempo, mostrar para todo mundo, que o artista daqui tem competência, tem qualidade, tem profissionalismo e sabe fazer um trabalho lindo, onde o público brincou, se divertiu, se emocionou, e compareceu em massa todos os dias. A gente nunca teve um número tão expressivo assim de artistas locais fazendo o nosso carnaval. Em todas as programações a gente teve uma resposta muito bacana do público, isso deixa a gente muito feliz. Foram quase 70 apresentações em poucos dias, acontecendo em bairros diferentes. Foi uma festa grande que exigiu uma organização muito detalhista, deu tudo certo e a gente está muito feliz com o resultado”, comentou o secretário Thiago Marques.

O dia foi animado com o Bloco das Piranhas, que saiu na Praia da Pitória, no bairro Porto da Aldeia, arrastando foliões até a chegada do Bloco Ipê, no mesmo local. Já o bairro Baixo Grande contou com sua própria folia com os blocos Carrapeta e do Cooler. No Centro da cidade, a programação aconteceu à noite com o Bloco dos Bonecões acompanhado pela tradicional Banda de Fanfarra alegrando o público de todas as idades. Próximo ao terminal dos ônibus, o bloco Burro Van fez sua concentração para tomar as ruas, passando em frente à Praça Agenor Santos (Praça da Matriz) e dando a volta na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares (Praça do Canhão). Em respeito aos blocos, a programação musical no palco principal é interrompida para os foliões passarem. 

Foto: Thiago Ruivaco

Almir Macedo, do Rio de Janeiro, e Dalva Gonzales, de Minas Gerais, conhecem a cidade há cerca de 50 anos e parabenizaram a organização da festa neste ano. “Muito lindo e tranquilo. São Pedro da Aldeia é para a família, está tudo de bom. Sou apaixonada por essa cidade, esse prefeito está nota 10. A cada dia que passa, o município está dando mais para a gente o que há muito tempo não tínhamos. Fomos à Praia do Sudoeste e percebemos muita segurança. Isso faz a gente se sentir muito feliz quando retornamos aqui para a cidade”, ressaltou Dalva. 

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública garantiu a tranquilidade e um evento familiar com mais um equipamento, a Base Móvel, que esteve presente nas principais praias da cidade durante todos os dias de carnaval. À noite, a base foi alocada na Praça Agenor dos Santos, próxima ao palco, que proporcionou ainda mais proteção aos foliões. A Patrulha Maria da Penha também esteve presente com informativos de prevenção à violência contra a mulher.

Todas as noites, as equipes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Turismo ofereceram apoio e serviços aos foliões. Na tenda “S.OS Crianças”, profissionais da assistência social fizeram a distribuição de material informativo e colocação de mais de 700 pulseirinhas de identificação nas crianças.


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *