Feira Cultural Itinerante leva atrações gratuitas para o bairro Praia Linda

SÃO PEDRO DA ALDEIA
Spread the love

Os moradores do bairro Praia Linda, em São Pedro da Aldeia, tiveram a oportunidade de curtir uma programação especial com a chegada da 9ª edição da Feira Cultural Itinerante. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, levou para a Praça Esportiva e de Lazer uma série de atividades culturais e artísticas, que envolveram apresentações de teatro, dança e samba, pagode e pop/rock, além da tradicional feira de artesanato. A ação acontece mensalmente em diferentes bairros da cidade com a proposta de ocupar praças e espaços públicos com arte e lazer.

Evento levou para a Praça Esportiva e de Lazer uma série de atividades culturais e artísticas
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a realização de mais uma edição de sucesso da Feira Cultural Itinerante. “A praça do bairro Praia Linda foi inaugurada pelo prefeito Fábio do Pastel em julho e realizar a Feira Cultural neste novo espaço é ainda mais gratificante. Tivemos a presença de muitas famílias, de crianças a idosos, que puderam aproveitar um dia de muita diversão, entretenimento e cultura. Foi uma excelente oportunidade de valorizar os artistas, empreendedores e artesãos participantes da nossa Feira e valorizar também esse novo espaço de esportes e lazer, que está lindo”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, comemorou o sucesso de mais uma edição
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

A programação foi aberta com a apresentação do grupo Samba do Washow composto por Washington Luiz Leite no vocal, Lekinho no tantã e surdo, Felipe no pandeiro, Gutemberg no violão e Eder no cavaco, que agitaram o público com repertório de samba e pagode retrô. “É uma satisfação imensa poder abrilhantar essa festa que já tem várias edições na cidade e que alimenta essa movimentação nos bairros. A gente tem bastante talento em São Pedro da Aldeia e a Secretaria de Cultura tem dado muitas oportunidades para nós, artistas. Quero agradecer ao nosso prefeito Fábio do Pastel e ao secretário de Cultura, Thiago, por esse apoio nota 10”, destacou o vocalista do grupo.

Samba do Washow agitou o público com repertório de samba e pagode retrô
Fotos:
 Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Em seguida, a Banda SPA4, dos músicos Léo Camacho (guitarra), Marcos Costa (teclado), Jura Drums (bateria) e Anderson Alcoforado (vocal), levou a mistura de hits nacionais e internacionais do pop/rock. Logo após, os alunos da oficina juvenil de teatro da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, sob a orientação da instrutora Nayara Gomes, apresentaram um musical. Em seguida, o Ballet Municipal, sob a instrução do coordenador Ramirez Menezes, apresentou a adaptação de um dos balés mais antigos e populares do repertório clássico, o “La Fille Mal Gardée”, composto por um trio de bailarinas.

Programação incluiu apresentações da Banda SP4, do Ballet Municipal e da Escola de Artes Municipal
Fotos:
 Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Durante toda a tarde e noite, mais de 10 estandes de artesanato ficaram à disposição do público, reunindo uma variedade de peças do vestuário, acessórios e itens de cama, mesa e banho, além de lanches e sobremesas confeccionados artesanalmente. Carro-chefe do evento, a feira de artesanato é composta por artesãos participantes do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), projeto de capacitação promovido pelo Governo do Estado e pela UERJ em São Pedro da Aldeia em 2022, e conta ainda com a participação de artesãos e empreendedores atuantes no próprio bairro.

Mais de 10 estandes de produtos artesanais ficaram à disposição do público
Fotos:
 Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Uma das participantes da edição foi a artesã Aldaleia Lima, moradora do bairro Praia Linda há 13 anos. “Trabalho com artesanato desde 2007, com costura, feltro e fuxico, e para mim essa foi uma ótima oportunidade de poder apresentar o meu artesanato e divulgar também os talentos do nosso bairro e da nossa cidade, que muitas vezes ficam escondidos. Eu fico muito agradecida e feliz em participar desse evento e de ter esse apoio da prefeitura. Isso é muito importante para nós, artesãos”, disse.

A artesã Aldaleia Lima é moradora do bairro Praia Linda há 13 anos
Foto:
 Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Nascida e criada no bairro, a moradora Ana Paula de Melo curtiu a programação ao lado da família, do esposo Leonardo Costa, do filho Gabriel, de 7 anos, e do enteado Leonardo, de 11 anos. “Moro aqui há 43 anos e só de ver o meu bairro assim, com cultura, música, dança e teatro, eu me sinto emocionada, porque isso traz muitas coisas boas para as nossas crianças. O evento é maravilhoso e esse espaço também está lindo. Eu acompanhei a inauguração dessa praça e, para ser sincera, há mais de 20 anos eu não via a Praia Linda tão movimentada e bonita do jeito que está. A quadra poliesportiva está sempre cheia, as crianças estão adorando brincar aqui. Para mim, que sou moradora e que tenho filho, não tem coisa melhor. Parabéns ao governo do prefeito Fábio do Pastel por investir no nosso bairro”, comentou.

Ao lado do marido, do filho e do enteado, a moradora Ana Paula de Melo curtiu a programação e aproveitou para enaltecer a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura
Fotos:
 Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Na parte da noite, as apresentações continuaram com as performances do grupo de dança livre Samanta França Produções com a coreografia “NADA (de) NOVO”, que reúne influências do jazz dance e da dança contemporânea. Na sequência, a Orquestra Sons da Aldeia apresentou um repertório instrumental de clássicos da Música Popular Brasileira, com a participação especial da cantora Vívia Máris e do saxofonista Kakadio Rocha.

Grupo de dança livre Samanta França Produções e Orquestra Sons da Aldeia deram continuidade à programação noturna
Fotos:
 Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

A banda de pop/rock Pescadores de Almas encerrou o evento com chave de ouro com sucessos autorais como “Na trilha”, “Paredão azul”, “Tua falta” e “Pra onde o vento me soprar”, além de canções do novo álbum, lançado em 2022, como “Hoje”, “O vento” e “Velas e Flores”. O grupo é composto por Dudu Gimenes (vocal), Rogério Curvelo (guitarra), Anselmo Hott (guitarra), Naldinho Resende (bateria) e Leandro Fumaça (baixo) que já se apresentam juntos há 20 anos. “Achamos essa iniciativa excelente. Para a gente, é um prazer e uma alegria participar desse evento. A Secretaria de Cultura tem feito ações inéditas na cidade. Estão de parabéns”, comentou Anselmo.

Banda Pescadores de Almas encerrou o evento apresentando sucessos autorais
Fotos:
 Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Moradora do bairro São João, Caroline Rezende fez questão de prestigiar a atração. “É a primeira vez que eu venho à Feira Cultural Itinerante. Vim por causa da banda Pescadores de Almas, que eu já acompanho faz muito tempo, mas chegando aqui eu pude conhecer outros artistas e novos talentos. É muito bom poder prestigiar e valorizar os artistas da cidade, com certeza estarei presente em outras feiras”, comentou.


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *