Participantes das oficinas de Zeladoria de Patrimônio Cultural, da Prefeitura de Cabo Frio, recebem certificados

REGIÃO DOS LAGOS
Spread the love

Solenidade foi realizada no Palácio das Águias, na noite desta quinta-feira (29)

Os participantes das Oficinas de Zeladoria de Patrimônio Cultural, realizadas pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (Imupac), em parceria com o Estúdio Sarasá, receberam os certificados em solenidade ocorrida na noite desta quinta-feira (29).

As oficinas foram realizadas em fevereiro e março deste ano, coordenadas por Antônio Luís Ramos Sarasá, diretor do Estúdio Sarasá, empresa especializada em conservação e restauração do Patrimônio Histórico Cultural, atuante nas áreas de consultoria, projetos, intervenções de conservação e restauro, zeladoria e pesquisa e responsável pela restauração e obras emergenciais da Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, e também pelo restauro do Palácio das Águias.

A solenidade de entrega dos certificados contou com a presença dos secretários de Cultura, Clarêncio Rodrigues; de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Daniella Mendes; do controlador geral do município, Luiz Cláudio Gama; da secretária adjunta de Cultura, Beatriz Tanner; do assessor especial e ex-diretor presidente do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (Imupac), Wilson Miranda Júnior; da professora Yone Nogueira; do diretor do Hospital Universitário Hésio Cordeiro, Francisco Barbosa; e do filho do fotógrafo Wolney Teixeira, Warley Sobroza.

A solenidade contou ainda com a apresentação dos documentários sobre o restauro do Palácio das Águias e do fotógrafo Wolney Teixeira, do diretor Luís Simpson, além de rápida palestra com o professor doutor da Uerj, Mauro Trindade, sobre a importância da memória e da restauração do patrimônio público.

O secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, destacou a importância de atividades como a Oficina de Zeladoria de Patrimônio Cultural, para a população.

“Ações como essa mostram a importância da preservação do patrimônio histórico cultural de Cabo Frio. Hoje temos o Palácio das Águias que teve o prédio totalmente restaurado, e hoje abriga exposições artísticas e culturais, deixando um legado para nosso município”, afirma o secretário.

O assessor especial e ex-diretor presidente do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (Imupac), Wilson Miranda Júnior, destacou que o programa de Zeladoria de Patrimônio Cultural, desenvolvido com o Estúdio Sarasá, está levando informações, conhecimento, além de mostrar para a sociedade civil a importância da preservação do patrimônio municipal.

“Essa história começou com o restauro do Palácio das Águias, feito pelo Banco Itaú. Desde então, foram realizadas três oficinas que levaram para os participantes muito conhecimento da história e dos prédios que sobrevivem ao tempo em nossa cidade. Esse projeto não vai parar, os próximos passos serão a restauração da Fazenda Campos Novos, da Igreja São Benedito, além de outras ações que, em breve, vamos divulgar”, finaliza o assessor especial, Wilson Miranda Júnior.


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *