BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (6)

REGIÃO DOS LAGOS
Spread the love

INAUGURAÇÃO DA CENTRAL DE MONITORAMENTO

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (6) começa por Iguaba Grande, que entregou o Centro de Inteligência, Monitoramento e Segurança. A central fica na praça da Estação e conta com 176 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. O sistema possui, ainda, reconhecimento facial e leitura de placas automotivas, o que auxilia na identificação de autores de delitos e atos ilícitos, em geral. O novo equipamento leva o nome de Sgt. Luiz Paulo Costa da Silva, em homenagem ao policial militar morador de Iguaba morto em 2020, aos 39 anos. Além do prefeito, Vantoil Martins (CID), a cerimônia contou com a presença dos vereadores Silvana Grimauth (CID), Junior Bombeiro da Saúde (MDB), Junior Negão (PATRI), Pastor Mauro (PL), Roberto Antunes (MDB), Alan Rodrigues (MDB), Luciano Silva (CID) e Tikinho (CID). Praticamente todos os secretários e adjuntos também marcaram presença na ocasião, assim como o Ten. Cel. Leonardo Oliveira, comandante do 25º BPM.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Por falar em Iguaba, na noite desta segunda-feira (5), foi realizado um culto em ação de graças pelo 28° aniversário da cidade, ministrado na Igreja Batista do Calvário, no bairro Estação. Na ocasião, foram apresentadas homenagens pelo trabalho realizado na cidade e também foi dada oportunidade aos representantes do poder Executivo e Legislativo para que pudessem expressar seu carinho e felicidade por Iguaba Grande completar mais um ano de emancipação. “Estamos comemorando mais um ano de emancipação de Iguaba Grande e é muito gratificante fazer parte da história de nossa cidade”, declarou o prefeito, Vantoil Martins, que esteve presente junto aos secretários e também vereadores do município. A programação de shows começa nesta quarta-feira (7) e segue até sábado (10), com apresentações de Yasmin Santos, Melim, Sorriso Maroto e Rosa de Saron.

RETOTALIZAÇÃO DOS VOTOS

O TRE confirmou, em uma sessão na tarde desta terça-feira (6), Átila da Ótica (Avante) e Ruy França (CID) como os novos vereadores de Cabo Frio. Foi feita uma retotalização dos votos da eleição municipal de 2020. A medida foi necessária devido à cassação dos mandatos dos parlamentares Vinícius Corrêa (PP) e Vanderson Bento (PTB), que foram implicados em um esquema de candidaturas femininas fictícias. Segundo divulgado, Átila da Ótica e Ruy França assumirão os postos após terem sido confirmados como os próximos mais votados nas eleições de 2020, com 915 e 626 votos, respectivamente. Vanderson e Vinícius perderam os mandatos por violação da legislação eleitoral, que estipula que cada partido ou coligação deve reservar no mínimo 30% e no máximo 70% das candidaturas para cada gênero. A manipulação desta regra, com a inscrição de concorrentes fictícias para cumprir a cota mínima de candidaturas femininas, resultou na cassação de seus mandatos e na punição dos partidos envolvidos. Chama a atenção, nesse sentido, que, apesar da cassação ter sido resultado de uma violação da cota de gênero, os novos vereadores empossados são homens.

https://youtube.com/watch?v=qdgkZiCsq40%3Ffeature%3Doembed

RUY FRANÇA VAI ASSUMIR VEREANÇA E ANUNCIA SUBSTITUTO

O 84º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (6), trouxe como convidado o secretário de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio, Ruy França, que acaba de ter seu mandato como vereador validado, após retotalização de votos em consequência da cassação dos mandatos de vereadores por fraude à cota de gênero. Na entrevista, ele confirma que vai, sim, atuar no legislativo. Durante a transmissão do programa, ele anunciou que seu substituto será André Magalhães, nome que deve ser oficializado em breve pelo prefeito José Bonifácio (PDT). Na Câmara, França disse que quer contribuir com pautas importantes como plano diretor, educação e segurança. Nesse sentido, destacou a importância do fundo municipal de segurança. “Com ele teremos autonomia para custear as demandas relacionadas à segurança. “Segurança pública não é barato”. Ruy defendeu a GM armada e falou que Cabo Frio deverá contar com uma central de monitoramento em três atapas: área central, Tamoios e Jardim Esperança. Confira a entrevista na íntegra.


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *