Secretaria de Meio Ambiente alerta para os riscos do descarte irregular de pneus

GERAL
Spread the love

O cuidado com o ecossistema deve ser renovado todos os dias e pequenas ações podem fazer a diferença. Ter atenção ao jogar fora itens que poluem e causam danos à natureza é fundamental para manter a preservação ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente alerta, especialmente, para as consequências do descarte irregular de pneus. Só neste ano, foram 20 coletas que totalizam 30 mil pneus descartados em terrenos, matas e outros locais inadequados. Os materiais foram enviados para reciclagem. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, reforça a importância da colaboração popular com o descarte de inservíveis. “Precisamos contar com a participação de cada cidadão e comerciante para mantermos nossa cidade mais sustentável. O descarte irregular de pneus e outros itens pode trazer consequências sérias para o Meio Ambiente”, aponta.

Como realizar o descarte de pneus de forma correta
Interessados devem agendar a coleta com a Secretaria de Serviços Públicos

Cada cidadão deve fazer a sua parte e a prefeitura disponibiliza o serviço de coleta de inservíveis como móveis, pneus, entre outros, de forma gratuita. 

Basta agendar com a Secretaria de Serviços Públicos por meio dos números (22) 2627-6190 / (22) 2627-7055. É importante reforçar que os moradores e comerciantes do município devem respeitar a data marcada para retirada e aguardar a equipe da secretaria. 

Os itens não devem ser colocados na rua, em terrenos ou nas calçadas.

Consequências do descarte irregular de pneus

O descarte de pneus em terrenos, nas ruas e calçadas é um grave problema ambiental. Um dos fatores é o tempo elevado de deterioração, causando poluição do solo e contaminação das áreas. Quando estão expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, o que pode contaminar ecossistemas inteiros e a atmosfera.

Outra questão urgente é que os pneus são estruturas que se tornam fontes para diversas doenças. O combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana também é afetado com o descarte inadequado destes materiais. 

O poder público também tem consequências, pois precisa investir constantemente na retirada destes materiais, com verbas que poderiam ser destinadas para a melhoria da qualidade de vida da população. 


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *